O prefeito David Almeida (Avante) falou em entrevista para o Portal Norte sobre as ações para amenizar os prejuízos causado pelas chuvas em Manaus.
As famílias atingidas pelas chuvas do fim de semana recebem auxílio da gestão municipal e os locais atingidos são acompanhados pelas equipes da Defesa Civil.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Ao Portal Norte, o David reforçou que o lixo tem causado muitos problemas na cidade, agregado ao grande volume de águas que tem caído.
“Nós temos mais de 400 pessoas abrigadas em duas escolas municipais, assistidas pelo trabalho da prefeitura, e algumas são atendidas em escola estadual, no Japiim”, contou Almeida.
Construção de moradias
No fim de semana, a prefeitura anunciou que já solicitou recursos do governo federal para construção de moradias para retiradas das famílias de áreas de risco.
“É um processo um pouco mais lento porque eu dependo de recursos federais. Eu tive a sinalização do presidente Lula, destinando para Manaus 5 mil moradias, os processos já estão em tramitação. Estamos buscando as áreas para que possamos fazer essas moradias e retirar as pessoas dessas áreas de risco”, disse David.
Em entrevista à TV Norte, o gestor foi questionado sobre a data para entrega das casas e preferiu reforçar o trabalho previamente executado pela Prefeitura para solicitação do recurso federal.
“As famílias que têm os maiores problemas, nós pagamos o auxílio aluguel, que dobramos de R$ 300 para R$ 600, pagos para as famílias que perderam tudo. Tiramos essas pessoas dessas áreas de risco”, reforçou.
RELACIONADAS
+ Ministro da Integração visita áreas afetadas por chuvas em Manaus
+ Forte chuva em Manaus exigiu obras emergenciais neste sábado, 25
+ VÍDEO: ‘Sai daí’, grita moradora ao ver casas serem destruídas durante chuva em Manaus
+ Casa desaba durante chuva e deixa duas crianças feridas em Manaus
Chuvas em abril
David Almeida também reforçou que os órgãos municipais se preparam para as chuvas de abril, considerado o mês com maior incidência de chuvas.
“As chuvas vão continuar intensas, o mês de abril é de maior incidência de chuvas na cidade de manaus, e nós estamos nos preparado, estamos desobstruindo bueiros, fazendo trabalhos na rede de drenagem”, destacou.
O prefeito compartilhou, ainda, uma experiência ruim registrada pelas equipes que atuam para evitar que os bueiros entupam e provoquem alagações.
“Em um determinado bairro, nós limpamos o bueiro numa semana, na outra semana caiu a chuva, e o lixo que nos tínhamos tirado se acumulou novamente, entupiu novamente, o igarapé transbordou e alagou as casas”, relembrou.
Para o gestor municipal, a questão do lixo é de fundamental importância para mitigar os efeitos das enchentes.
“A conscientização ambiental, o descarte adequado do lixo. Isso pode nos ajudar muito com esses problemas” salientou Almeida.
Alagamentos no Centro
O problema dos alagamentos na região do Centro, que se tornou constante nas últimas semanas, também foi abordado pelo prefeito, que reforçou que há um planejamento para a área.
“As nossas galerias estão construídas há 120 anos, estão saturadas, é outro problema que estamos enfrentando. Temos outra proposta para levar aos ministérios da Integração e das Cidades para resolver os problemas”, assinalou.
David contou que muitos prédios foram construídos em cima das galerias e relembrou problemas ocorridos recentemente que comprovam a situação das estruturas.
“Vimos isso ano passado na avenida 7 de setembro quando tivemos que esperar 4 meses pro rio baixar para fazer a intervenção. A quantidade chuva que cai, agregada ao lixo, acaba entupindo os bueiros, as bocas de lobo como chamamos, e a água voltando”, explicou.
Um planejamento é realizado pela Prefeitura de Manaus para resolução dos problemas no Centro e David reforçou que irão refazer as galerias do Centro.