No primeiro trimestre de 2023, a emissão da certidão de endereço aumentou 80,3%, somando janeiro a março, conforme dados do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
No primeiro trimestre, o órgão emitiu 882 documentos, contra 489 do mesmo período em 2022.
Em março, a alta foi de 44,3%, quando o órgão expediu 257 certidões, sendo que no mesmo mês do ano passado foram 178.
A primeira via do documento é totalmente gratuita.
Certidões de endereço
A certidão de endereço é usada para quem precisa comprovar o endereço oficial, seja de pessoas físicas ou de pessoas jurídicas.
O documento oficializa o endereço do imóvel no espaço geográfico do município de Manaus, fazendo a atualização do endereçamento conforme a lei vigente.
Quem precisa da comprovação deve consultar no site do Implurb, na seção “Lista de Documentos”, o que precisa apresentar para fazer o pedido.
Com o requerimento padrão preenchido e com os documentos exigidos, todos digitalizados, o solicitante deve enviar o pedido para o atendimento para o e-mail respostaimplurb@outook.com.
Importante que os documentos devem ser enviados em formato PDF e o processo é todo on-line, inclusive para acesso à certidão digital.
Documentação
Para solicitar a certidão de endereço, é preciso apresentar os seguintes documentos:
– requerimento padrão específico da Certidão de Endereço;
– documentos que identifiquem a matrícula do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU);
– contrato de compra e venda ou outro documento que comprove a posse do imóvel;
– comprovante de residência; croqui de localização (pode ser feito à mão ou pode ser uma imagem do Google Maps, com a indicação do lote);
– contrato de locação, quando for imóvel alugado; contrato social, quando se tratar de empresa.
Os documentos devem ser apresentados originais digitalizados.
RELACIONADAS
+ Manaus emite mais de 2,1 mil certidões de endereço em 2022
+ Em 9 meses, fiscalização em obras tem alta de 111% em Manaus
Dúvidas
Caso o requerente tenha dúvidas quanto à formalização do processo, pode entrar em contato direto com a Gerência de Mobilidade Urbana (GMU) pelo e-mail gerencia.gmu@gmail.com.
O interessado no documento também pode sanar dúvidas pelo telefone 3625-6582, de 8h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos.