Ícone do site Portal Norte

Vacinação contra meningite é prorrogada até dia 31 de julho em Manaus

Prefeitura de Manaus oferta vacinação contra meningite até dia 31

Ampliação da oferta da vacina ocorre em razão das baixas coberturas vacinais registradas em todo o país - Foto: Reprodução/ Prefeitura de Manaus

A Prefeitura de Manaus está ofertando a vacina meningocócica C (Conjugada) para crianças e adolescentes não imunizados de até 10 anos, 11 meses e 29 dias, e trabalhadores da área da saúde.

O imunizante teve a oferta ampliada até o dia 31 de julho e está disponível em 171 salas de vacina gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), distribuídas em toda a capital amazonense.

A ampliação da oferta da vacina ocorre em razão das baixas coberturas vacinais registradas em todo o país.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

“Manter as coberturas elevadas, principalmente entre adolescentes e crianças, é a única forma de controlar a doença meningocócica, uma doença grave e letal, por isso pais e responsáveis não devem deixar passar essa oportunidade para proteger seus pequenos”, enfatizou a secretária municipal de Saúde, em exercício, Aline Rosa Martins.

A vacina é ofertada nas unidades básicas de segunda a sexta-feira, sendo que nove delas têm funcionamento estendido até as 20h.

As mesmas unidades abrem ainda aos sábados, das 8h às 12h, e, aos domingos e feriados, o serviço é mantido na Clínica da Família Carmem Nicolau, no bairro Lago Azul, Zona Norte.

A lista completa com endereços e horários está disponível na lista de salas de vacina.

Vacinação contra meningite

A vacina meningocócica C protege contra a doença meningocócica (DM) do sorogrupo C, que apresenta alta gravidade e letalidade, em especial em crianças.

Para as crianças a partir dos 5 anos, bem como adolescentes não vacinados até 10 anos e trabalhadores da saúde, o imunizante é ofertado em dose única.

Manaus tem atualmente 56.618 trabalhadores na área da saúde, de acordo com dados da Semsa.

Ela recomenda a diretores e gestores de estabelecimentos de saúde que busquem a secretaria para apoio em ações de imunização de profissionais, estagiários e trabalhadores de apoio.

A vacina meningocócica C (Conjugada), que protege contra a doença, foi implantada na rotina de imunização da criança em 2010.

A meta de cobertura vacinal prescrita pelo Ministério da Saúde é de 95%.

O imunizante é ofertado no Calendário Nacional de Vacinação em esquema primário de duas doses, aos 3 e aos 5 meses de vida, com uma dose de reforço, preferencialmente aos 12 meses.

Crianças que tenham perdido a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas podem ser vacinadas até os 4 anos, 11 meses e 29 dias, conforme orientação do Ministério da Saúde.

RELACIONADAS

+ Mais de R$ 151 milhões são liberados pela Saúde para vacinação

+ Vacinação contra influenza segue em baixa em Manaus, diz Semsa

Sair da versão mobile