A Prefeitura de Manaus entregou, na tarde desta quarta-feira (27), a segunda unidade de ônibus elétrico, no estacionamento do complexo turístico Ponta Negra, Zona Oeste da capital.
Até o fim do ano, a frota do transporte coletivo da cidade deve contar com 14 veículos do mesmo modelo, disse a gestão municipal.
O coletivo, que possui um layout branco com letreiros luminosos, promete ser um agente transformador no processo de descarbonização do ar, trazendo benefícios ao meio ambiente.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Em sua lateral, o veículo tem o slogan “100% Elétrico”, possui uma carroceria Caio Millennium de 12 metros de comprimento, suspensão pneumática do Mercedes-Benz O-500 U e ar-condicionado.
Com capacidade para 27 passageiros sentados e 43 em pé, o ônibus também oferece espaço para uma cadeira de rodas. A autonomia dele, tempo que pode rodar sem novo abastecimento de eletricidade, pode chegar a 250 km.
A entrega do veículo faz parte da agenda de ações dos 1000 dias de gestão da Prefeitura de Manaus.
Pioneirismo na região Norte
Manaus é a primeira cidade da região Norte a receber os novos modelos de ônibus elétricos, totalmente climatizados.
“No norte do Brasil não tem nenhuma cidade que tenha ônibus como esse, esse é o primeiro. Hoje completo, exato, mil dias à frente da prefeitura. Quando nós assumimos não tinha nenhum ônibus com ar-condicionado. Hoje nós já temos 252 ônibus climatizados, graças a essa prioridade que temos com o transporte coletivo”, celebrou o prefeito, David Almeida.
Na ocasião, o gestor também falou sobre a renovação da frota dos micro-ônibus nas modalidades de transporte Alternativo e Executivo, que auxiliam o transporte coletivo na Zona Norte e Leste.
“Nós vamos trocar todos os ônibus que hoje são o transporte alternativo e executivo, assim complementado o transporte, todos em 100% elétrico. Todos serão trocados na cidade de Manaus. Já temos uma licitação vencida por uma empresa que inclusive estão presentes aqui seus representantes”, destacou.
Rota do ônibus elétrico
A segunda unidade do ônibus elétrico fará nesse primeiro momento uma rota do bairro Alvorada, Zona Oeste da capital.
As outras unidades que serão entregues devem fazer rotas similares com a mesma capacidade que as outras já existentes.
“Agora, além do usuário do transporte público saber o horário e localização correta no seu celular, vai poder utilizar um veículo climatizado com ar-condicionado, totalmente elétrico e, claro, preservando o meio ambiente”, destacou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins.
Sustentabilidade
O primeiro ônibus 100% elétrico foi entregue em Manaus no último dia 4 de setembro. O modelo faz parte da linha 125, que atende a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Batizado como “PreservAR”, o primeiro ônibus elétrico possui a frase “Eu sou amigo da Amazônia”.
RELACIONADAS
+VÍDEO: transporte coletivo de Manaus recebeu o primeiro ônibus elétrico
+Transporte público: Manaus ganhará primeiro ônibus 100% elétrico nesta segunda