A Polícia Federal (PF), Ibama e Marinha estão realizando na manhã desta quinta-feira (5), uma operação contra o garimpo ilegal no Rio Negro em Manaus.
Mais de dez dragas foram identificadas e estão próximas da Ponte do Rio Negro próximo a capital amazonense.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O objetivo da operação é apreender as dragas para que elas não possam voltar para realizar o garimpo ilegal no interior do Estado.
“Nós fizemos um levantamento e conseguimos identificar algumas dragas que atuam ilegalmente no Amazonas. Se descolaram da região do Puruê e do Rio Madeira, se deslocaram para a Região Metropolitana de Manaus. […] Mais de dez de grande porte estão atuando na região e estamos realizando todos os procedimentos possíveis”, comentou o delgado da PF, Adriano Sombra.
O delegado ressaltou que a maioria das dragas estão abandonadas e alguns tinham pessoas reparando o local. Nenhum proprietário foi encontrado.
Operação Draga Zero
Cerca de 302 dragas usadas na prática de garimpo ilegal foram destruídas pela PF no dia 2 de setembro, no Amazonas.
A ação ocorreu no âmbito da operação Draga Zero, com apoio do Ibama, nos municípios de Autazes, Nova Olinda do Norte, Borba, Novo Aripuanã e Manicoré.
Rio Negro
Imagens gravadas pelo jornalista Clayton Pascarelli na terça-feira (3) é possível ver algumas dragas próximo de Iranduba.
RELACIONADAS
+ Garimpo ilegal: área aumenta em 35 mil hectares, diz MapBiomas
+ Operação Draga Zero: PF destrói 302 balsas de garimpo ilegal no AM
+ Em 10 dias, operação apreende 11 dragas de garimpo ilegal na Amazônia