Manaus se destaca como a capital brasileira com o menor percentual de adultos fumantes, estimado em 4,8%, segundo dados de pesquisa nacional do Ministério da Saúde, divulgada no último mês.

No estudo do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizado no primeiro semestre de 2023, Manaus figura com um percentual de fumantes mais baixo que os de Palmas (5,5%), São Paulo (10,3%) e Porto Alegre (13,8%), esta com o maior índice entre as capitais.

Pesquisa

Na pesquisa Vigitel 2023, dentre as estimativas de indicadores para este ano, Manaus tem percentual estimado de 4,8% pessoas maiores de 18 anos fumantes, próximo de cidades como Aracaju (5,6%) e São Luís (5,8%), e distante de Florianópolis (13,7%) e Campo Grande (12,5%), entre outras.

No conjunto das capitais, o percentual estimado é de 9,3%. Os percentuais de fumantes adultos por sexo também são mais baixos na capital amazonense, sendo de 7,9% entre os homens, e de 1,8 entre as mulheres.

Realizada desde 2006, a pesquisa Vigitel Brasil traz dados sobre fatores de risco e proteção para doenças crônicas, com estimativas de frequência e distribuição demográfica nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal. A edição de 2023 abrangeu 21.690 entrevistas, sendo 10.858 por meio de telefones fixos e 10.832 por telefones móveis.

Fator de risco

O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são fatores de risco significativos para uma série de doenças crônicas, dentre elas câncer, doenças pulmonares e doenças cardiovasculares, o que coloca o uso do tabaco líder global entre as causas de mortes evitáveis em todo o mundo, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), passou a oferecer o serviço de tratamento ao fumante em 2008, após a implementação do Programa Municipal de Controle do Tabagismo.

O serviço abrange hoje 28 Ambulatórios de Tratamento de Fumantes nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), com a proposta de promover a saúde e reduzir o número de fumantes na capital.

RELACIONADAS

+Novo Ambulatório de Tratamento ao Fumante é inaugurado na Zona Sul de Manaus