Em sua última edição deste ano, o mutirão registrou mais de 2,5 mil pessoas nas instalações da escola, contabilizando 11 mil atendimentos ao longo de toda a manhã e finalizando o ano com 165 mil atendimentos realizados pelo programa “Manaus Mais Cidadã” e suas ações paralelas em todas as zonas da cidade.  

A ação aconteceu na escola municipal Francisco Nunes da Silva, localizada na comunidade Bela Vista, no bairro Puraquequara, na zona Leste, oferecendo mais de cem serviços gratuitos à população.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Encerrando o cronograma de grandes ações de promoção da cidadania e garantia de direitos na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com secretarias municipais e estaduais e Organizações da Sociedade Civil (OSCs), realizou, neste sábado, (09), a 10ª edição do mutirão de serviços públicos “Manaus Mais Cidadã”. 

“Tivemos como missão ao longo de todo o ano de 2023, através da reformulação do programa ‘Manaus Mais Cidadã’, favorecer o acesso da população aos diversos serviços públicos ofertados pela Prefeitura de Manaus e outros membros do poder público. É com este projeto que conseguimos mostrar, por meio da cidadania, da garantia de direitos e do trabalho integrado da gestão David Almeida, que existem, sim, formas eficazes e exitosas para se lidar com a vulnerabilidade social vivida por tantas famílias em nossa cidade a médio e longo prazo”, destacou a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.  

Conforme o diretor do Departamento de Direitos Humanos e principal coordenador do programa “Manaus Mais Cidadã”, Lúcio Moisés Gusmão, a reformulação do projeto, iniciada em março deste ano, com sua ampliação extensiva, foi motivada pela crescente demanda da população por acesso facilitado a diversas políticas públicas do município e as dificuldades logísticas agravadas pelo período pandêmico.

Ao olhar para trás, o coordenador ressaltou o sentimento de “dever cumprido”. 

“Ultrapassar os 160 mil atendimentos no ano mostra que a população entendeu a importância desse projeto que é o ‘Manaus Mais Cidadã’ e o abraçou, o que significa que alcançamos nosso objetivo. Aquele usuário que não poderia se deslocar durante a semana para ter acesso a esses serviços, agora tem a oportunidade de recebê-los dentro de sua comunidade, em um único espaço e num dia livre, graças ao trabalho de todos que estão aqui hoje. É um sentimento de dever cumprido para com a população”, concluiu. 

Serviços do Manaus Mais Cidadã

Entre os principais serviços ofertados durante o mutirão, destacaram-se a inserção e a atualização do Cadastro Único, serviços de saúde, agendamento para castração de animais domésticos e vacinação antirrábica, exames oftalmológicos e orçamento para lentes e armações, serviços de embelezamento, orientação jurídica, entre outros. 

RELACIONADAS

+ ‘Manaus Mais Cidadã’ realiza última edição de 2023 na Zona Leste

+ ‘Manaus Mais Cidadã’ leva mais de 100 serviços para Zona Leste