A operação “Natal com Saúde” realizada pela Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) foi concluída nesta sexta-feira (22), em Manaus.

A ação foi realizada durante quatro dias e apreendeu 4.545 quilos de alimentos em condições impróprias para o consumo.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Foram fiscalizados 45 estabelecimentos em todas as zonas da capital amazonense.

Dez foram autuados por apresentarem irregularidades sanitárias e um outro foi parcialmente interditado, devido ao grande número de ocorrências.

Dentre as irregularidades sanitárias, a Visa Manaus verificou produtos sem indicação de procedência e outras informações básicas - Foto: Divulgação / Semsa
Dentre as irregularidades sanitárias, a Visa Manaus verificou produtos sem indicação de procedência e outras informações básicas – Foto: Divulgação / Semsa

Irregularidades

Dentre as irregularidades sanitárias verificadas durante a operação estavam produtos sem indicação de procedência e outras informações básicas, carnes e laticínios descongelados ou acondicionados de forma inapropriada, entre outras situações.

Pelas ocorrências, os locais autuados deverão responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 UFMs (Unidades Fiscais do Município), cujo valor unitário atual é de R$ 134,77.

Os outros 34 estabelecimentos estavam cumprindo as exigências sanitárias, e receberam apenas orientações da equipe para reforçar os cuidados.

Para o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, o saldo da operação ressalta a importância do trabalho preventivo realizado pela Prefeitura de Manaus no reforço da vigilância sobre os produtos oferecidos à população na época natalina, quando há grande demanda por alimentos para as confraternizações.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

RELACIONADAS

+ Vídeo: 13 toneladas de alimentos vencidos são apreendidos em Manaus