As ações da campanha do Janeiro Roxo já têm data para começar, conforme divulgação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta quinta-feira (4).

A doença milenar conhecida por afetar a pele e os nervos, a hanseníase hoje tem cura, que é mais fácil e rápida quanto mais cedo a infecção for identificada e tratada.

A campanha, que busca fortalecer o diagnóstico precoce e a conscientização sobre a doença, começa na próxima terça-feira (9).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

No período ocorre a ampliação da oferta de exames e ações de busca ativa e de educação em saúde nas unidades da capital.

Como parte da mobilização, as unidades da rede municipal de saúde vão ampliar a oferta de exames dermatológicos e promover palestras e rodas de conversa com usuários sobre a hanseníase, seus sintomas e tratamento.

As ações de busca ativa de novos casos e testagem de contatos também terão reforço durante a campanha Janeiro Roxo.

A abertura oficial da campanha ocorrerá na clínica da família Carmen Nicolau, no bairro Lago Azul, Zona Norte.

Campanha Janeiro Roxo segue por todo mês – Foto: Divulgação/Semsa

Conforme a Semsa, Manaus teve, em 2023, uma incidência de 4,78 casos a cada 100.000 habitantes, estando 15% dos novos casos já no grau II de incapacidade física, a fase mais avançada da doença.

A testagem estará disponível inclusive aos sábados e domingos na clínica Carmen Nicolau, que é uma das sete unidades de referência, e nos seguintes locais:

– unidade Carlson Gracie (Zona Norte);

– unidade Senador Severiano Nunes e Lago do Aleixo (Zona Leste);

– unidade Lúcio Flávio (Zona Sul);

– unidade Leonor de Freitas e Lindalva Damasceno (Zona Oeste).

Janeiro Roxo e hanseníase

Causada pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae), a hanseníase é uma doença infecciosa crônica, transmitida por meio de secreções nasais, tosses ou espirros de pessoas infectadas.

Os sintomas iniciais surgem após um período de 2 a 7 anos da contaminação, e incluem manchas na pele, em geral, com alteração de sensibilidade e redução da força muscular.

O doente também pode apresentar dores nas articulações, ressecamento do nariz e dos olhos, inchaço nas mãos e pés, entre outros.

Programação

A abertura oficial da campanha “Janeiro Roxo” da Semsa ocorrerá na terça (9), na clínica Carmen Nicolau, mas as atividades já iniciaram nas unidades de saúde da pasta.

Os locais de saúde ofertam de exames dermatológicos e promovem palestras e rodas de conversa com os usuários com enfoque na hanseníase.

Questionários

A ação abrange ainda a aplicação de questionários de suspeição de hanseníase (QSH), que iniciou ainda no último dia 18 de dezembro, e segue até o próximo dia 12 de janeiro, em bairros mapeados pela secretaria, com maior incidência de casos.

Os questionários são voltados principalmente para os contatos de pessoas diagnosticadas com a doença.

A Semsa promove o “Janeiro Roxo” em parceria com a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) e o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

RELACIONADAS

Teste para detectar anticorpos da hanseníase é ofertado em Manaus

Sancionada lei de reparação às famílias separadas pela hanseníase