O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou rankings do número de residentes e de domicílios em favelas e comunidades urbanas do Brasil, revelando que duas das maiores e populosas estão em Manaus. Os dados fazem parte do Censo Demográfico de 2022.
No Brasil, foram registrados mais de 12,3 mil favelas e comunidades urbanas, onde vivem mais de 16 milhões de pessoas, o que equivale a 8,1% do total da população.
Na liderança dos rankings está a Rocinha, no Rio de Janeiro, que tem cerca de 72.021 moradores e também 30.371 domicílios.
Em relação ao número de habitantes, o Sol Nascente, no Distrito Federa (DF), aparece na segunda posição, concentrando 70.908 pessoas.
Entre o TOP 10 das favelas e comunidade urbanas do Brasil, Manaus tem a Cidade de Deus/Alfredo Nascimento e Comunidade São Lucas nos rankings.
Em relação a quantidade de moradores, Cidade de Deus/ Alfredo Nascimento tem uma população de 55.821, sendo a quarta favela mais populosa. De acordo com o IBGE, foram registrados 15.872 domicílios.
Já a Comunidade São Lucas, foram contabilizadas 53.674 moradores, considerada a sétima favela mais populosa. A comunidade possui 15.469 domicílios.
De acordo com o Metrópoles, o IBGE mapeou favelas e comunidades em mais de 600 municípios brasileiros. Mais de 3,1 mil favelas e comunidades foram registradas em São Paulo, concentrando 25,3% do total.
O IBGE registrou uma presença expressiva desses territórias em áreas interioranas, como ao longo das margens dos principais rios da Amazônia. Além disso, foi identificado maior concentração em favelas e comunidades urbanas na faixa litorânea do Brasil.