O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já confirmou sua visita em Manaus e deve desembarcar na capital do Amazonas no próximo domingo (17). A equipe do presidente já analisou três espaços em Manaus e cidades próximas para que o chefe do Executivo norte-americano visite. A visita de Joe Biden será a primeira vez que um presidente norte-americano visita a cidade de Manaus.
De acordo com os assessores de Biden, segundo as fontes do jornal Folha de S. Paulo, três espaços se destacaram nas análises da equipe.
O primeiro deles foi o Museu da Amazônia (Musa), que é um dos principais pontos turísticos de Manaus, com exposições, viveiros, laboratórios experimentais, além de uma torre que fornece uma vista da vasta floresta amazônica.
Outro local analisado pela equipe foi o porto de Iranduba (AM), cidade que fica a 40 quilômetros de Manaus, além do Novo Airão (AM), onde fica o arquipélago fluvial de Anavilhanas.
É esperado que o presidente Joe Biden vá em alguns desses pontos para gravar um vídeo com uma mensagem sobre a Amazônia.
Contudo, vale destacar que a embaixada dos Estados Unidos no Brasil não informou sobre qual lugar foi escolhido ou se os lugares analisados pela equipe serão de fato onde o presidente visitará. Não houve a divulgação da agenda do presidente Joe Biden em Manaus.
A visita de Biden tem previsão de ser curta, já que o presidente norte-americano também vai visitar o Rio de Janeiro.
Na capital do Amazonas, Biden deve explorar a floresta amazônica e interagir com líderes locais, indígenas e pessoas que trabalham para preservação do local, segundo o comunicado oficial da Casa Branca.
No Rio de Janeiro, ele se reunirá com o presidente Lula próximo do G20 re reforçará a liderança dos EUA em relação aos direitos dos trabalhadores e o crescimento econômico.