Aumento significativo na produtividade, maior rapidez no ciclo, além de colheitas frequentes e escaláveis, estão entre os benefícios que o agricultor familiar tem ao aderir a hidroponia, seja a céu aberto ou protegida (formato estufa).
O uso da tecnologia tem sido fortalecido no estado, por meio das unidades locais (UnLocs) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), principalmente aos agricultores que planejam iniciar na horticultura.
O resultado da utilização hidroponia tem refletido, por exemplo, na produção de alface hidropônica no estado, cuja produção média anual é de 1,7 tonelada.
Desse total, 1,1 tonelada da hortaliça é cultivada na capital amazonense, segundo dados de relatório divulgado pelo Idam.
A utilização do sistema, além de favorecer a produção de alface hidropônico, também tem sido aplicada no cultivo de rúcula, coentro, cebolinha, hortelã, manjericão, jambu e alguns outros produtos regionais.
Vantagens e funcionamento
Benefícios econômicos e maior rendimento aos produtores. Esses são alguns dos benefícios que a hidroponia proporciona ao produtor rural.
Entre os benefícios, está o econômico, que é o fluxo constante de renda. Além disso, a facilidade de manejo e controle de pragas, a redução no uso de defensivos agrícolas e a preservação de recursos naturais são alguns dos principais benefícios.
Sem falar na economia de água, que dependendo do caso, pode chegar a até 90% menos que o cultivo tradicional.
Sobre o funcionamento do sistema, na prática, as raízes hidropônicas recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da cultura na região.
A metodologia apresenta resultados expressivos, tanto no potencial produtivo, quanto de rendimentos para os agricultores familiares.
A dica é que se utilize materiais reciclados para reduzir custos. É preciso também que o agricultor busque orientações de profissionais experientes em hidroponia e adapte o sistema às suas necessidades e condições.