O município de Boca do Acre, a 1.026 quilômetros da capital amazonense, tem alerta de inundação com o aumento do nível do Rio Acre. O alerta foi divulgado nesta segunda-feira (11) pela Defesa Civil.  

Conforme a Defesa Civil, o nível do Rio Acre atingiu, nesta segunda-feira, 20,20 metros. As águas dos Rios Acre e Purus se encontram em elevação e acima da cota de extravasamento em Rio Branco, no estado do Acre, que enfrenta uma cheia histórica.

Boca do Acre decretou situação de emergência, na sexta-feira (8), após os Rios Acre e Purus atingirem a cota de transbordamento, com 19,88 metros.  

Conforme o secretário da Defesa Civil, Jhonny Noronha, a cheia atinge cerca de 10 mil pessoas na região. O alerta tem validade até esta terça-feira (12).  

Nesta segunda-feira (11) as equipes de Assistência Social e Defesa Civil de Boca do Acre visitaram o bairro Maria Leopoldina. No local, o prefeito Zeca Cruz (Progressistas) realizou entrega de cestas básicas para os moradores afetados pela enchente.  

“A demanda é muito grande no município. Há muitos lugares afetados [pela cheia], mas estamos tendo um planejamento para atender os locais que foram atingidos”, afirmou prefeito de boca do Acre, Zeca Cruz.

Envira 

Outro município do Amazonas que decretou situação de emergência em razão da cheia dos Rios foi Envira, a 1.206 quilômetros de Manaus, no dia 4 de março. 

 Ao Portal Norte, o secretário da Defesa Civil do município informou que todas as comunidades indígenas foram atingidas pela cheia.   

O prefeito em exercício, Lira Castro (PSL), afirmou que o governo também montou assistência social para atender as famílias atingidas pela cheia.   

“Todo nosso governo está empenhado e preocupado com a situação da enchente que tem se agravado no Acre e que vai chegar em Envira. Tomamos as primeiras providências com os primeiros abrigos equipados, com alimentação. Já montamos a equipe da assistência social juntamente com a Defesa Civil nos locais atingidos pela cheia”, disse prefeito.