Ícone do site Portal Norte

Seca em Roraima compromete abastecimento de água em Boa Vista e Mucajaí

Roraima pode ter racionamento de água, afirma presidente da Caer

Rio Branco - Foto: Arquivo pessoal

A seca em Roraima segue fazendo estragos. Um deles é no sistema de captação de água bruta de Mucajaí que foi afetado pela baixa do nível do Rio Branco, informou a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) nesta terça-feira, 12.

O baixo nível do rio paralisou a ETA (Estação de Tratamento de Água). Conforme o presidente da companhia, James Serrador, a paralisação da ETA, que produz 90 mil litros de água por hora, comprometeu o abastecimento da cidade em 70%.

“O nível crítico do Rio Branco está dificultando a captação de água bruta. Em Mucajaí, a ETA foi paralisada nesta terça devido a grande quantidade de areia e detritos captados pelas bombas, o que impediu o funcionamento dos filtros da estação de tratamento”, explicou Serrador.

Ele destacou que com a paralisação da ETA, a cidade funcionou apenas com 30% da capacidade de abastecimento, que está sendo realizada por oito poços artesianos existentes na cidade.

A equipe da companhia deve concluir os serviço de manutenção, com lavagem e sucção dos detritos da ETA, nesta quarta-feira, 13.

Seca em Roraima afeta a capital

Na capital Boa Vista, também houve o comprometimento no sistema de captação de água bruta, que é feita no Rio Branco.

Uma das bombas de 300cv foi danificada devido aos detritos vindos do leito do Rio.

De acordo com os técnicos da Empresa, os tubos de concreto onde estão localizadas as bombas de captação estão apenas com 1,2 metros de água, comprometendo o bombeamento.

Com isso, a captação em Boa Vista ficou comprometida em média de 30% nesta terça-feira.

A previsão é que as equipes de manutenção terminem a  manutenção da bomba na manhã desta quarta-feira, 13.

Sair da versão mobile