Boa Vista decretou situação de emergência por conta da forte estiagem que afeta Roraima desde o início do ano, causada pelo fenômeno El Niño.

Com isso, o estado chega a 12 municípios que apontaram oficialmente estar nesse mesmo estágio.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira, 18, e tem validade de 180 dias.

O decreto abrange as áreas da Agricultura, Defesa Civil, Serviços Públicos e Meio Ambiente.

Entre as medidas para combater os efeitos da seca no município, a Prefeitura vai viabilizar condições de armazenamento de água potável à população em caixas d’água e cisternas.

Além disso, vai realizar a perfuração de poços artesianos na zona rural e comunidades indígenas, disponibilizar carro pipa entre outras ações.

Roraima tem 12 cidades em emergência por conta da estiagem

Com o decreto de Boa Vista, Roraima passa a ter 12 cidades em situação de emergência por conta da seca.

Os municípios, são: Amajari, Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Normandia, Uiramutã, São João da Baliza e Caroebe.

Boa Vista decreta situação de emergência por conta da estiagem
Área afetada pela queimada – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Roraima é o estado do país com mais focos de queimadas

O cenário devastador causado pela estiagem e queimadas trouxe outra consequência. Atualmente, Roraima é o estado do país com mais focos de calor.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até esta segunda-feira, 18, o estado havia registrado 3.260 focos de queimadas.

O município de Caracaraí, ao Sul de Roraima, ocupa o primeiro lugar no ranking de queimadas no estado, com 594 focos, segundo dados do Inpe.