A forte estiagem que afeta Roraima desde o início do ano, causada pelo fenômeno El Niño, fez com que 14 dos 15 município de Roraima decretassem situação de emergência por conta das queimadas.

Sendo eles: Amajari, Alto Alegre, Boa Vista, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz e Uiramutã.

O município de Bonfim, ao Norte do estado, é a única cidade que ainda não decretou situação de emergência.

Contudo, a seca severa deve se estender até o mês de abril.

Segundo o meteorologista da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Ramon Alves, a previsão de chuva para as regiões Norte e Nordeste de Roraima é apenas para abril.

“A possibilidade de chuvas nessa época é muito baixa, a previsão é de chuvas em todo estado é a partir da segunda ou terceira semana de abril”, disse o meteorologista.

14 dos 15 munícios de RR estão em emergência por conta das queimadas
Rio Branco, principal rio de Roraima – Foto: Matheus Andrade

Roraima é o estado do país com mais focos de queimadas

O cenário devastador causado pela estiagem e queimadas trouxe outra consequência. Atualmente, Roraima é o estado do país com mais focos de calor.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até esta segunda-feira, 25, o estado havia registrado 3.975 focos de queimadas.

O município de Caracaraí, ao Sul de Roraima, ocupa o primeiro lugar no ranking de queimadas no estado, com 736 focos, segundo dados do Inpe.