Ícone do site Portal Norte

Workshop do INPA discutirá doenças negligenciadas na Amazônia

Workshop do INPA será realizado entre os dias 29 de Julho e 1 de Agosto - Foto: Reprodução/EEL-USP

Workshop do INPA será realizado entre os dias 29 de Julho e 1 de Agosto - Foto: Reprodução/EEL-USP

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) realizará, entre os dias 29 de julho e 01 de agosto o 1º Workshop Brasil VERDE: Vitalizando Esforços para Resistir Efetivamente às Doenças em Comunidades Tradicionais Amazônicas.

A reunião é uma iniciativa conjunta do INPA e da Universidade Imperial College London, promovida pelo Programa Amazônia +10 em colaboração com o British Council e a participação do Global Health Hub.

O objetivo do workshop é sensibilizar, discutir e propor soluções para os principais desafios de saúde que afetam as populações amazônicas, com foco nas doenças negligenciadas.

Workshop do INPA terá palestras e mentoria para jovens pesquisadores – Foto: Divulgação/INPA

A convenção reconhece a necessidade da identificação da transmissão de doenças infecciosas em diferentes contextos ecológicos. Entre as doenças infecciosas estão: tuberculose,  HTLV (Vírus T-Linfotrópico Humano do Tipo 1 e 2), malária, arboviroses, infecções virais emergente e reemergentes.

Aberto para o público em geral, o evento terá dois momentos: uma parte fechada apenas para mentoria de pesquisadores selecionados previamente e outra aberta ao público inscrito.

O evento receberá para palestras lideranças e ativistas indígenas, representantes de entidades de saúde e proteção de povos tradicionais e pesquisadores nacionais e internacionais com experiência em doenças.

Mentoria

A mentoria contará com sessões que irão abordar oportunidades para financiamento de projetos, realização e estruturação de propostas.

As sessões são multidisciplinares e envolvem profissionais em início de carreira e mentores nacionais e internacionais. As inscrições são feitas na internet e seguem até 5 de maio. No total, doze pesquisadores brasileiros e doze pesquisadores britânicos serão selecionados para a mentoria.

Também serão abordados desafios de trabalhos com comunidades tradicionais, e a elaboração e execução de iniciativas para abordar a problemática de forma assertiva nos aspectos científicos, sociais, entre outros temas. 

*Com informações da assessoria

Sair da versão mobile