As enchentes no Rio Grande do Sul devem afetar a economia de todo o Brasil. Em Roraima, um dos principais impactos deve ocorrer sobre o preço do arroz.
Segundo o economista Fabio Martinez, os valores do cereal aumentarão em todo o país, incluindo Roraima, embora o estado tenha uma produção própria.
“Como um grande produtor de produtos agrícolas, principalmente no arroz, que detém a maior parte da produção, isso deve implicar em aumentos do preço do arroz a nível nacional. Mesmo em Roraima, que tem uma produção local que abastece o nosso mercado, a gente deve sentir alguns impactos no preço do arroz e de outros produtos agrícolas”, ressaltou.
Conforme o economista, ainda que o Governo Federal implemente medidas para diminuir esses impactos, a população pode esperar um aumento na inflação.
“Há de se esperar que a gente tenha impacto diretamente na inflação, seja por conta do aumento do preço dos alimentos, ou seja, por conta do maior endividamento do Brasil”, disse.
De acordo com Martinez, o endividamento do Estado também é uma das consequências das enchentes no Rio Grande do Sul, que, segundo especialista, têm relação com as mudanças climáticas.
“A União deve aumentar os repasses para o Rio Grande do Sul através de algum tipo de aporte especial, que consequentemente virá de um maior endividamento da máquina pública. Isso implica em maiores taxas de juros e, consequentemente, a inflação mais acentuada”, explicou.
Roraimenses relatam preocupação com chuvas no Rio Grande do Sul
A publicitária que atua em Roraima, Tay Trindade, 35, relatou ao Portal Norte a preocupação com familiares que moram em Canoas, Rio Grande do Sul, um dos municípios mais atingidos pelas enchentes.
Segundo ela, a avó e um tio estão ilhados e sem contato com outras pessoas, no município.
A avó da publicitária perdeu a casa onde mora. Por isso, existe a preocupação com as chuvas que devem atingir a região neste final de semana.
“A gente tá bem apreensivo. Não tenho notícia da minha avó. Não tenho notícias desse tio. Sei que ele está preso no apartamento com ela, a esposa e um filho”, afirmou.
Trindade disse ainda que um tio chegou a ser resgatado, devido às consequências das inundações.
O empresário Borys Dimitry Acosta, 41, saiu de Roraima para passar uma temporada no estado e foi surpreendido pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
De acordo com Acosta, na região onde vive, a população está sem água desde sexta-feira, 3.
“Estamos sobrevivendo aqui. Pegamos água em um posto de lavagem. Descobrimos um poço artesiano e está dando para pegar aqui”, ressaltou.
“Muita gente não tem mais nada, destruiu cidades aqui”, lamentou o empresário.