A vegetação está tomando o lugar do gelo na Antártida, uma mudança significativa que revela o impacto das mudanças climáticas no continente.
Pesquisadores identificaram quase 45 quilômetros quadrados de áreas verdes na região, segundo o primeiro mapa continental de vida vegetal criado por uma equipe liderada pela Universidade de Edimburgo, na Escócia.
Esse mapeamento, realizado com o uso de dados de satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) e estudos de campo ao longo de várias temporadas de verão, mostra que cerca de 80% dessa vegetação está concentrada na península antártica e nas ilhas vizinhas.
O crescimento das plantas é impulsionado pelo aumento das temperaturas, o que acelera o degelo e permite que a vegetação avance em áreas antes cobertas por gelo.
Efeitos na Antártida
Embora possa parecer um desenvolvimento natural, os cientistas estão preocupados. A vegetação mapeada representa apenas 0,12% da área total livre de gelo da Antártida, mas sua expansão é um sinal das rápidas mudanças ecológicas na região.
O estudo foi publicado na revista Nature Geosciences e reforça a importância de monitorar esses ecossistemas em transformação para entender as consequências a longo prazo no equilíbrio ambiental global. Confira aqui o estudo na íntegra.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.