O avanço do mar resulta das mudanças climáticas e afeta países costeiros como o Brasil. Além disso, a expansão térmica da água do mar, causada pelo aquecimento global, favorecem esse fenômeno.
Adicionalmente, as queimadas contribuem para o aquecimento global.
António Guterres, chefe da ONU, alertou que o aumento “sem precedentes” dos níveis do mar pode causar uma catástrofe global, afetando cidades costeiras e ameaçando bilhões de vidas.
Segundo o relatório, dilvulgado nesta terça-feira (27), o Rio de Janeiro e Atafona, no Norte Fluminense, sofrerão com o avanço do mar.
O documento revelou que o avanço do mar já subiu 13 cm entre 1990 e 2020 e deve aumentar 16 cm de 2020 a 2050.
Guterres destacou: “Esta é uma situação louca. O aumento do nível do mar é uma crise inteiramente criada pela humanidade, uma crise que logo aumentará para uma escala quase inimaginável, sem um bote salva-vidas para nos levar de volta à segurança. Mas se salvarmos o Pacífico, também nos salvaremos”.
Impactos do Avanço do Mar
O avanço do mar, causado pelo aumento do nível do mar, pode trazer sérios problemas para o Brasil, especialmente para as cidades costeiras.
Entre os principais impactos estão as inundações, erosões e prejuízos econômicos. Além disso, a água do mar pode ficar mais salgada.
O aumento do nível do mar pode causar inundações frequentes e intensas em cidades como Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Essas inundações não apenas afetam a vida diária dos moradores, mas também podem danificar estradas, pontes e sistemas de drenagem.
Consequentemente, o avanço do mar acelera a erosão das costas, levando à perda de terrenos e habitats naturais.
Por outro lado, o avanço do mar pode causar grandes prejuízos econômicos pela perda de terras agrícolas e necessidade de investimentos.
Além disso, a diminuição das áreas turísticas devido à erosão e inundações pode afetar a economia local.
Por fim, com o aumento do nível do mar, a água salgada pode invadir os lençóis freáticos, contaminando fontes de água potável.
Isso é especialmente preocupante em regiões que dependem de águas subterrâneas, como algumas áreas do Nordeste.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.