O número de municípios que decretaram situação de emergência por incêndios florestais em agosto aumentou 354% em relação a 2023, segundo a Confederação Nacional dos Municípios.

No mês de agosto, 118 municípios registraram a condição no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, afetando 4,4 milhões de pessoas. Os incêndios florestais causam graves impactos, como poluição do ar e perda de biodiversidade.

Até a última segunda-feira (26), 167 municípios declararam emergência devido aos incêndios. Enquanto isso, no mesmo período de 2023, apenas 57 enfrentavam o problema.

São Paulo lidera em decretos, com 51 municípios afetados, seguido por Mato Grosso do Sul, com 35, e Acre, com 22. Estados como Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Santa Catarina também enfrentam a situação.

O governo federal já reconheceu a emergência em 12 municípios de Mato Grosso do Sul. Outros pedidos estão em análise para liberar recursos federais.

A situação gera um prejuízo estimado de R$ 10 milhões em assistência médica emergencial, valor este que pode aumentar devido à exposição prolongada à fumaça.

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.

*Com informações da Agência Brasil