O rio Madeira bateu recordes de mínimas históricas pelo terceiro dia consecutivo. Nesta terça-feira (10), o nível do rio foi registrado e chegou a 67 centímetros em Porto Velho.

Essa é a menor marca em quase 60 anos, uma vez que o monitoramento do rio começou a partir de 1967 pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).

O rio Madeira possui aproximadamente 1,5 mil quilômetros de extensão em água doce e é considerado um dos maiores do Brasil e também do mundo. O rio Madeira é o mais longo e importante afluente do rio Amazonas.

Cerca de 50 comunidades ribeirinhas vivem nas margens do rio em Porto Velho.

Defesa Civil começa a distribuir água potável

Na última segunda-feira (9), a Defesa Civil Municipal e assistentes sociais começaram a destribuir carregamentos de água potável para ribeirinhos que vivem às margens do rio.

É esperado que mais de 700 famílias sejam atendidas em 16 comunidades. Os ribeirinhos não contêm acesso a água encanada e dependem de alternatias como poços ou denagem do próprio rio.

A seca extrema faz com que poços sequem e a margem do rio fique a quilômetros de distância dos rebeirinhos, dificultando o acesso a água.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.