A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou uma proposta ao Governo de Rondônia (RO), que busca fortalecer ações no combate às queimadas e garantir maior transparência à população.
Chaves sugeriu a criação de um “Radar das Queimadas“, plataforma online que deve funcionar em tempo real para divulgar as ações de combate aos incêndios florestais.
A iniciativa busca oferecer um acompanhamento mais detalhado das operações de combate ao fogo, incluindo informações sobre os locais atingidos e as multas aplicadas contra criminosos.
Além disso, a proposta também quer transparecer o trabalho realizado por bombeiros, policiais ambientais e demais agentes.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) seria responsável pela atualização, com efeitos previstos para o início da temporada de seca, oferecendo uma visão abrangente sobre a extensão das operações e a resposta do governo ao agravamento da situação.
Queimadas e fumaça no Norte
Rondônia é um dos Estados mais atingidos pelas queimadas e as fumaças resultantes. Atualmente, a baixa qualidade do ar e a seca extrema no rio Madeira têm prejudicado a população.
Segundo o aplicativo Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (SELVA), o estado apresenta concentrações de partículas poluentes que variam entre 125 e 201 micrômetros por metro cúbico (µg/m³).
Vale destacar que na última terça-feira (10), o Instituto Federal de Rondônia decidiu suspender atividades ao ar livre devido à fumaça.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.