Ícone do site Portal Norte

Deputada de RO quer ‘Radar das Queimadas’ para divulgar ações de combate

Ministro FLávio Dino dá prazo de 15 dias ao governo para apresentar ações contra queimadas.

Deputada apresenta proposta para criar "Radar das Queimas". Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou uma proposta ao Governo de Rondônia (RO), que busca fortalecer ações no combate às queimadas e garantir maior transparência à população.

Chaves sugeriu a criação de um “Radar das Queimadas“, plataforma online que deve funcionar em tempo real para divulgar as ações de combate aos incêndios florestais.

A iniciativa busca oferecer um acompanhamento mais detalhado das operações de combate ao fogo, incluindo informações sobre os locais atingidos e as multas aplicadas contra criminosos.

Além disso, a proposta também quer transparecer o trabalho realizado por bombeiros, policiais ambientais e demais agentes.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) seria responsável pela atualização, com efeitos previstos para o início da temporada de seca, oferecendo uma visão abrangente sobre a extensão das operações e a resposta do governo ao agravamento da situação.

Queimadas e fumaça no Norte

Rondônia é um dos Estados mais atingidos pelas queimadas e as fumaças resultantes. Atualmente, a baixa qualidade do ar e a seca extrema no rio Madeira têm prejudicado a população.

Segundo o aplicativo Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (SELVA), o estado apresenta concentrações de partículas poluentes que variam entre 125 e 201 micrômetros por metro cúbico (µg/m³).

Vale destacar que na última terça-feira (10), o Instituto Federal de Rondônia decidiu suspender atividades ao ar livre devido à fumaça.

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.

Sair da versão mobile