Em aproximadamente 24 horas, o Brasil registrou 5.132 focos de incêndio, com quase metade ocorrendo no Cerrado, que agora ultrapassa a Amazônia em número de frentes de fogo.
Apenas na segunda-feira (9), foram contabilizados 2.489 focos no Cerrado. Nesta quarta-feira (11), Dia do Cerrado, a data é marcada por uma triste realidade: o bioma enfrenta um aumento preocupante no desmatamento desde janeiro de 2023 e está sob severa ameaça devido aos incêndios recentes.
A Floresta Nacional de Brasília (Flona) teve 40% de sua área devastada, com suspeitas de incêndio criminoso.
No Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, próximo a Cuiabá (MT), os principais atrativos estão fechados devido aos incêndios.
Já o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, viu a queima de 10 mil hectares até segunda-feira (9).
Em Goiás, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estão em ação desde sábado, combatendo os incêndios e realizando prisões relacionadas a queimadas criminosas.
De acordo com um levantamento do MapBiomas Fogo, entre 1985 e 2023, o Cerrado foi o bioma mais afetado pelo fogo no Brasil, com 88,5 milhões de hectares destruídos, seguido pela Amazônia, com 82,6 milhões de hectares.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.