De acordo com o governo do estado do Tocantins, as família afetadas pelos incêndios florestais devem receber um auxílio emergencial.
A Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) publicou uma portaria que define os critérios para a transferência de recursos aos municípios em situação de emergência.
Os municípios elegíveis devem atender aos critérios da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/TO), além de apresentar decretos municipais de emergência e relatórios sociais.
O valor do auxílio para os afetados por incêndios será ajustado de acordo com o porte de cada município.
De acordo com o governo do estado, além do benefício às famílias afetadas por incêndios florestais, o 22º Batalhão de Infantaria do Exército irá atuar no combate aos focos de incêndio, além da contratação de até 500 brigadistas.
Reunião definiu regras para o repasse do Benefício Emergencial
Uma reunião recente com secretários de Estado, presidentes de associações e o comandante do Corpo de Bombeiros debateu novas estratégias e ações conjuntas.
Uma delas é o Benefício Emergencial, destinado a famílias atingidas por incêndios florestais em municípios que decretarem estado de emergência.
Outras medidas incluem a entrega de 25 novos veículos e equipamentos ao Naturatins, a assinatura de decretos emergenciais e a liberação de mais de R$ 6 milhões para o combate aos incêndios.
O projeto Foco no Fogo, lançado em 2020, reúne mais de 30 instituições para prevenir, combater e fiscalizar queimadas.
Além disso, o governo publica semanalmente o Boletim Climático e Risco de Incêndio, com dados sobre o monitoramento climático, focos de queimadas e nível dos rios.
Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.