A Polícia Federal (PF) iniciou um inquérito para apurar o incêndio que, desde domingo (15), afeta o Parque Nacional de Brasília, próximo à Granja do Torto, onde está localizada a residência oficial da Presidência da República.

O Parque Nacional de Brasília, também conhecido como Água Mineral, é uma unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com a Agência Brasil, o ICMBio confirmou que o incêndio começou na área próxima à Granja do Torto e que brigadistas estão no local desde ontem, trabalhando em conjunto com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Em resposta à crise, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, autorizou a liberação de um orçamento de emergência climática para enfrentar os incêndios que afetam várias regiões do país.

Dino também determinou a utilização do Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-Fim da Polícia Federal (Funapol) para priorizar os inquéritos relacionados às queimadas e incêndios.

Ainda no domingo (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado pela primeira-dama Janja da Silva, sobrevoou o Parque Nacional de Brasília.

O Corpo de Bombeiros ainda não estimou a área afetada, mas confirmou a gravidade da situação.

Lula afirmou que o governo federal está colaborando com os bombeiros do DF e que se reunirá com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, nesta segunda-feira (16) para discutir ações adicionais.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.

*Com informações da Agência Brasil