Manaus e outros municípios da região metropolitana amanheceram, nesta quinta-feira (19), com uma forte “nuvem” de fumaça tóxica. A névoa que torna a qualidade do ar insalubre apareceu logo após a região registrar, em um único dia, cerca de 730 focos de incêndio.
Ao Portal Norte, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou que a Região Metropolitana de Manaus contabilizou 730 focos de incêndio apenas na última quarta-feira (18).
Um dos incêndios que chamou atenção na “quarta-feira de chamas” foi registrado no município de Manacapuru, a 68 quilômetros da capital amazonense. As chamas atingiram área de vegetação, no quilômetro 38 da AM-070.
Em imagens registradas por drones enviadas à TV Norte Amazonas, é possível ver a área de mata coberta por chamas e fumaça.
O fogo atingiu 96 mil metros quadrados, de acordo com o CBMAM, desde a margem da estrada até a área mais densa de mato. A área incendiada equivale à 13,45 gramados da Arena da Amazônia. Os agentes do Corpo de Bombeiros atuaram para conter as chamas.
“Na ação, as equipes de dividiram em duas linhas de ataque para impedir que o fogo se propagasse para um terreno ao lado do local sinistrado. Na ação, foram usadas mangueiras, bombas costais e abafadores. Não houve vítimas”, afirma a nota do CBMAM.
À rádio Norte FM, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou que grande parte das queimadas que prejudicam a qualidade do ar em Manaus e outros municípios do Amazonas vem de origem criminosa e que “75% das queimadas estão acontecendo em área privada que o Governo Federal não pode entrar”.
Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.