O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sugeriu na quinta-feira (19) a retomada do horário de verão no Brasil. A recomendação será avaliada pelo Governo Federal, que deve tomar uma decisão nos próximos dez dias, segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Se aprovado, o horário de verão pode voltar a ser implementado ainda em 2024, mas não necessariamente durante toda a estação.
Apesar da recomendação do ONS, Silveira afirmou que não há risco energético previsto para 2024, graças ao planejamento energético já em andamento. No entanto, ele ressaltou a importância de se pensar a longo prazo, considerando os cenários energéticos para 2025 e 2026.
O ministro vê o horário de verão como uma medida que pode contribuir para a sustentabilidade energética, além de ser adotada por diversos países, como o Canadá, para otimizar o consumo de energia.
Horário de Verão no Brasil
O horário de verão foi instituído no Brasil em 1931 e permaneceu em vigor de forma contínua entre 1985 e 2019. Em abril de 2019, o governo da época revogou a medida, alegando que ela não gerava uma economia significativa de energia.
A volta do horário de verão está sendo discutida como uma medida para melhorar a eficiência energética do país. A ideia é aproveitar melhor a luz solar durante o verão, reduzindo o consumo de energia elétrica, especialmente nos horários de pico. Embora não haja consenso sobre sua eficácia, muitos especialistas defendem que, além da economia, o horário de verão pode ajudar na gestão do sistema elétrico em momentos críticos.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.
*Com informações da Agência Brasil