Ícone do site Portal Norte

Queimadas: Amazonas registra 2º maior número do Brasil no domingo (22)

Impacto das queimadas na Amazônia Foto - ICMBIO/Divulgação

Impacto das queimadas na Amazônia Foto - ICMBIO/Divulgação

O Brasil registrou 1.943 focos de incêndio no domingo, 22 de setembro, conforme dados do BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados nesta segunda-feira (23).

Cinco dos seis biomas brasileiros foram impactados por queimadas. A Amazônia concentra a maior parte dos incêndios, com 1.196 focos, representando 61,6% do total. Logo depois vem o Cerrado, contabilizando 397 focos, o que corresponde a 20,4% do total de ocorrências.

O estado do Mato Grosso lidera o ranking de queimadas, com 547 focos em 24 horas, seguido pelo Amazonas com 448 focos e Rondônia, que registrou 239 focos.

Queimadas no Brasil

O Brasil encerrou agosto de 2024 com 68.635 focos de incêndio, o maior número dos últimos 14 anos e o 5º pior da série histórica iniciada em 1998. Isso representa um aumento alarmante de 144% em comparação ao mesmo período de 2023.

Em setembro, o cenário se agravou ainda mais. O mês já ultrapassou o número de focos registrados em agosto, acumulando 72.962 focos de incêndio, tornando-se o pior mês do ano até o momento. No total de 2024, já são 200.013 ocorrências de queimadas.

Seca histórica agrava queimadas no Brasil

Além do aumento expressivo dos incêndios, o país enfrenta uma seca histórica, considerada a pior em 44 anos, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

A seca, comum no inverno brasileiro, se intensificou de forma atípica neste ano, afetando grande parte dos municípios.

A estiagem, que começou em junho, está impactando principalmente a região Amazônica, onde os municípios enfrentam um ano de seca, a mais longa já registrada. De acordo com o Cemaden, dois fatores principais contribuem para essa situação:

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.

Sair da versão mobile