Apesar do início da primavera e das primeiras pancadas de chuva, Brasília ainda enfrenta alertas de baixa umidade.
Segundo a meteorologista do Climatempo, Andrea Ramos, isso ocorre porque a primavera é uma estação de transição.
“Quando ela [primavera] começa, ainda fica com as características da estação passada e a medida que vai se desenvolvendo já vai recebendo as características da próxima estação”, explicou Andrea ao Portal Norte.
A primavera teve início no dia 22 de setembro e vai até dezembro, substituindo o inverno. Nos primeiros dias dessa estação, a persistência de condições típicas do inverno é comum, com tempo seco e umidade baixa.
De acordo com Ramos, uma das características do inverno é ser “relativamente frio”, o que não aconteceu neste por conta de diversos fatores.
“Estamos há mais de 15 meses com temperaturas acima da média, então persistiu um inverno muito quente e aí você tem a questão da umidade, os incêndios florestais, mantendo as temperaturas elevadas e baixa umidade”, ressaltou Andrea.
“No Distrito Federal, temos visto temperaturas próximas de 35°C a 37°C, com umidade relativa entre 20% e 25%”, complementa a meteorologista.
A Climatempo emitiu um alerta de umidade abaixo de 20% na região, o que justifica os cuidados com a saúde e o meio ambiente.
Segundo Andrea Ramos, a tendência é que as chuvas comecem a se intensificar ao longo da estação, principalmente a partir da segunda semana de outubro, trazendo trovoadas, ventos fortes e até granizo.
Porém, até que a primavera se desenvolva por completo, o padrão seco e quente ainda persiste.
A transição explica os alertas, pois a umidade ainda não se restabeleceu de forma uniforme, o que deve acontecer gradualmente com a evolução da estação, conclui a meteorologista.