A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla está sendo comemorada entre os dias 21 a 27 de agosto. 

A celebração quer conscientizar sobre a importância de práticas inclusivas e de respeito às diferenças.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui, atualmente, mais de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência. Dessas, mais de 2,6 milhões possuem algum tipo de deficiência mental ou intelectual.

Para a psicóloga Fabíola Gomes, há diferenças entre as deficiências intelectual e múltipla. 

Intelectual 

“A deficiência intelectual é caracterizada por limitações ligadas às habilidades mentais gerais voltadas à inteligência. A pessoa com esse tipo de deficiência tem dificuldade para aprender, entender e realizar atividades comuns para as outras pessoas, com repercussões nos diversos ambientes, como: casa, escola e trabalho”.

A causa desse tipo de deficiência é por inúmeros fatores ambientais e genéticos. 

Múltipla 

Já a deficiência múltipla, Gomes afirma que é a ocorrência de duas ou mais deficiências, simultaneamente, sejam deficiências intelectuais, físicas ou ambas combinadas. 

“Essa deficiência pode afetar de maneira física, mas também a cognição, comunicação e comportamento social”, explica.

Habilidade cognitiva 

Tanto a deficiência intelectual quanto a múltipla devem ser acompanhadas por um psicólogo que pode desenvolver habilidades cognitivas, psicossociais, profissionais e artísticas de quem é assistido.