O Ministério das Relações Exteriores condenou os atentados na área do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul, e ressaltou que as explosões colocaram em risco as operações de retiradas de civis do Afeganistão.

A manifestação sobre o assunto foi feita por meio de uma nota divulgada na noite de quinta-feira, 26.

Nela, o Itamaraty acrescenta que “ao transmitir condolências às famílias atingidas e ao povo afegão, o governo brasileiro exorta todos os autores envolvidos a garantir a proteção dos civis, o respeito ao Direito Internacional Humanitário, inclusive o acesso desimpedido da ajuda humanitária, e o respeito aos direitos humanos, em especial de mulheres e meninas”.

Mais cedo, ao falar sobre os ataques no território afegão, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pontuou:

“Não vamos perdoar. Não vamos esquecer. Vamos caçá-los para fazer vocês pagarem”.

 

Veja a nota do Itamaraty na íntegra:

O governo brasileiro condena, nos mais fortes termos, os atentados registrados nas imediações do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul, em 26 agosto, que resultaram em feridos e mortos e põem em risco as operações de evacuação e de ajuda humanitária em curso.

Ao transmitir condolências às famílias atingidas e ao povo afegão, o governo brasileiro exorta todos os atores envolvidos a garantir a proteção dos civis, o respeito ao Direito Internacional Humanitário, inclusive o acesso desimpedido da ajuda humanitária, e o respeito aos direitos humanos, em especial de mulheres e meninas.