Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgadas nesta sexta-feira, 27, Roraima chegou à população de 652.713 pessoas e foi o estado brasileiro que teve o maior aumento percentual de habitantes no país pelo quarto ano seguido.
Se comparado ao crescimento de 2020, o acréscimo de 3,41% em 2021 é atribuído, principalmente, à migração de venezuelanos que chegam ao estado.
A estimativa do total de habitantes se refere a 1º de julho deste ano. Em todo o país, a população estimada é de 213.317.639 habitantes.
O aumento da população de Roraima está acima da média nacional de 0,7% na comparação com o número de habitantes estimado em 2020.
Mesmo com o crescimento, Roraima permanece com a menor população entre os estados brasileiros.
São Paulo segue na liderança, com 46,649 milhões de pessoas, seguido por Minas Gerais (21,411 milhões) e Rio de Janeiro (17,463 milhões).
Migração no estado
Roraima passou a ser o destino de venezuelanos em fuga, desde o final de 2015, da crise política, econômica e social do regime de Nicolás Maduro.
Em 2018, a situação se agravou: migrantes chegavam no Brasil e, sem perspectivas, moravam nas ruas e encaravam a pé a rota da fome para chegar a Boa Vista.
Em meio ao descontrole, o governo federal implementou uma força-tarefa humanitária, a ‘Operação Acolhida’, com intuito de organizar o fluxo migratório no país.
O trabalho consiste em atender estes migrantes em Pacaraima, na fronteira, regularizar a documentação, abrigá-los redistribuí-los, por meio da interiorização,a outros estados do país.
Desde junho, após a fronteira ter ficado fechada por um ano, o governo federal autorizou a entrada de migrantes em situação de vulnerabilidade, longas filas de venezuelanos que aguardam por regularização no Brasil tem se formado na fronteira.
O cenário é de pessoas dormindo nas ruas ao relento e enfrentando, em pé por demoradas horas.