Ícone do site Portal Norte

Operação Jurumirim cumpre mandados de busca e apreensão contra esquemas de ‘laranjas’

Nesta sexta-feira, 27, a Polícia Federal (PF) lançou a ‘Operação Jurumirim’ que cumpre 19 mandados de busca e apreensão contra um esquema de empresas de fachada usadas para ocultar dinheiro de origem ilegal. As ações foram realizadas na Grande São Paulo e no interior do estado.

O nome da operação se deve ao fato da atuação de grande parte das empresas investigadas e dos principais envolvidos se situarem na região da represa de Jurumirim, localizada no município de Avaré/SP.

Segundo a polícia, empresários e suas famílias negociavam imóveis, aeronaves e embarcações usando o nome de outras pessoas como “laranjas”.

Essas operações, de acordo com a investigação, tinham como objetivo ocultar dinheiro ganho com o contrabando de cigarros, sonegação de impostos e adulteração de combustíveis.

Cerca de 80 policiais federais deram cumprimento aos mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal em Avaré/SP, em endereços localizados nas regiões de  Bauru/SP, Avaré/SP, Itaí/SP, Botucatu/SP, Sorocaba/SP, Araçoiaba da Serra/SP e Guarulhos/SP.

A PF diz que já identificou a sonegação de pelo menos R$ 25 milhões em impostos.

Nesse valor estariam inclusos os impostos não pagos com o contrabando de 4 milhões de maços apreendidos pela polícia.

Sair da versão mobile