Nesta terça-feira, 31, a Polícia Federal deflagra a operação Ruta Negra, para desarticular uma organização criminosa especializada na importação, comercialização e transporte de defensivos agrícolas ilegais.
Mais de 80 policiais federais cumpriram 20 mandados de busca e apreensão.
Um mandado de prisão preventiva e dois de prisão temporária nas cidades paranaenses de Santa Terezinha de Itaipu, Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Ubiratã, Irati e em Lucas do Rio Verde (MS).
Um dos produtos mais importados pelos bandidos era o benzoato de emamectina, popularmente conhecido como “Benzo”, utilizado no combate à Helicoverpa armigera, espécie de lagarta comum nas lavouras brasileiras de soja, milho, feijão e algodão.
Em razão de ser muito poluente, o benzoato de emamectina era absolutamente proibido no Brasil até o ano 2017.
Segundo a PF, a investigação foi iniciada em fevereiro de 2019, a partir de apreensões de cargas ilegais de agrotóxicos vindas do Paraguai.
Histórico
A investigação foi iniciada em fevereiro de 2019, a partir de apreensões de cargas ilegais de agrotóxicos vindas do Paraguai. Nessas ocorrências, foi apreendida 1,8 tonelada de agrotóxicos ilegais, no valor aproximado de R$ 3,6 milhões. Os policiais também recuperaram três veículos furtados ou roubados; além de dez prisões.
_______________________________
ACESSE TAMBÉM:
As mais acessadas do dia
Sine Manaus e AM ofertam 270 vagas de emprego para esta terça
Após perder mãe em grave acidente, amigos realizam vaquinha para ajudar bebê órfão em Manaus
Em Manaus, 36 pontos de vacinação funcionam nesta terça
Nascidos em dezembro recebem nesta terça o auxílio emergencial
IRPF 2021: 4° lote de restituição é pago nesta terça-feira