Uma pesquisa feita por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Bahia mostra que a diabetes induz uma inflamação nas células circulantes do sistema imunológico com aumento da expressão, o que pode favorecer à invasão do novo coronavírus. A pesquisa foi publicada na revista científica Diabetes.

“Os pesquisadores também observaram o aumento do leucotrieno B4 (LTB4) nas células sanguíneas desses pacientes, um mediador lipídico associado a alterações como inflamação e comprometimento da cicatrização na diabetes, indicando que o LTB4 pode ser um mediador que aumenta o risco de Covid-19 grave em indivíduos com a comorbidade e um dos causadores da resposta inflamatória sistêmica mais pronunciada. Estes pacientes requerem cuidados intensivos com mais frequência devido à lesão pulmonar”, informa a Fiocruz.

Para analisar o papel da inflamação no agravamento da Covid-19 em pessoas com diabetes, os cientistas analisaram amostras de sangue de pacientes com e sem diabetes internados com covid.

“No estudo, as taxas de mortalidade foram semelhantes entre pacientes com Covid-19 com ou sem diabetes, mas a gravidade da doença foi maior nos indivíduos com a diabetes, bem como a redução da saturação de oxigênio e o aumento significativo da duração da Covid-19”, disse a Fiocruz. 

____________________________

ACESSE TAMBÉM

Mais acessadas do dia

 

Bebê de 3 meses é atingido por disparo de arma de fogo na Zona Sul de Manaus

 

Sine Amazonas divulga 51 vagas de emprego para esta sexta

 

VÍDEO: Anaconda de 6 metros ‘dá língua’ a fotógrafo ao ser flagrada no fundo do rio

 

Nascidos em março podem sacar auxílio emergencial nesta sexta

 

Sérgio Mamberti morre de infecção nos pulmões na madrugada desta sexta-feira