Ícone do site Portal Norte

Governo Bolsonaro deixa vencer R$ 243 milhões em insumos do SUS, diz jornal

O Ministério da Saúde deixou passar do prazo de validade um estoque de medicamentos, vacinas, testes de diagnóstico e outros itens. No total, os itens vencidos, que devem ser incinerados, são avaliados em mais de R$ 240 milhões. As informações são da Folha de São Paulo.

Cerca de 3,7 milhões de itens começaram a vencer há mais de três anos, ou seja, a maioria durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Segundo informou matéria da Folha, os produtos vencidos estão no cemitério de insumos do SUS, em Guarulhos (SP). Todo o estoque é mantido em sigilo.

O jornal Folha de S.Paulo teve acesso a tabelas do ministério com dados sobre os itens, que inclui 820 mil canetas de insulina. Também foram perdidos frascos para aplicação de 12 milhões de vacinas para gripe, BCG, hepatite B (quase 6 milhões de doses), varicela, entre outras doenças.

Os produtos vencidos também seriam destinados a pacientes do SUS com hepatite C, câncer, Parkinson, Alzheimer, tuberculose, doenças raras, esquizofrenia, artrite reumatoide, transplantados e problemas renais.

____________________

ACESSE TAMBÉM

Mais acessadas do dia

CPI quer ouvir CBF sobre quebra de protocolo na partida da eliminatória da Copa do Mundo em SP

 

Após decisão da Anvisa, Amazonas suspende distribuição de mil doses da Coronavac

 

Produção de petróleo dos EUA é afetada após o furacão Ida

 

Adolescente de 15 anos morre após acidente de moto, em Manaus

 

VÍDEO: Festas clandestinas são encerradas durante o fim de semana, em Manaus

Sair da versão mobile