Ícone do site Portal Norte

Diretor da ANS alerta sobre os cuidados com a saúde mental de pessoas próximas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora hoje, 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Na edição deste ano, o tema do Setembro Amarelo é “agir salva vidas”.

No Brasil, sob o título de Setembro Amarelo, a OMS levanta uma preocupação específica com o momento que o país e o mundo atravessam. 

E quem fala sobre o risco do agravamento de quadros de saúde mental em decorrência da pandemia de covid-19, é o diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rabello.  

“É preciso que todos estejamos alertas e que façamos o possível para assegurar a saúde das pessoas que convivem conosco. Mesmo o novo coronavírus tendo afastado muitos pacientes dos consultórios e de seus tratamentos, devemos recordar que, na medida do possível, os atendimentos passaram a ser feitos de forma online, o que foi autorizado pelos conselhos profissionais, possibilitando aos beneficiários de planos de saúde manter o acompanhamento de seus tratamentos que já vinham realizando”, frisou ele.

Mundo 

De acordo com o relatório Suicide Worldwide, publicado pela OMS em junho, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio em 2019, o que representa uma a cada 100 mortes. 

Dados Brasil 

No Brasil, são aproximadamente 13 mil pessoas por ano. A maioria dos suicídios está relacionada a distúrbios mentais, como depressão e transtorno bipolar.

______________________________________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas

Homem é morto após trocar tiros com a polícia no bairro Jorge Teixeira em Manaus

 

Após tiroteio e morte, velório do cantor Romarinho é retomado com a presença da PM

 

Com preço a R$ 120 o botijão de gás, projeto de lei cria programa ‘Gás para os brasileiros’

 

VÍDEO: Conselho Tutelar denuncia esquema de ‘aluguel de crianças’ para pedir esmola em Manaus

 

Sine Manaus e AM ofertam 275 vagas de emprego para esta sexta

Sair da versão mobile