Na manhã desta sexta-feira, 17, a Polícia Federal deflagrou uma operação para investigar fraudes no Instituto de Previdência Complementar Postalis, fundo de pensão dos funcionários dos Correios.
A Operação Amigo Germânico apura os crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa, crimes contra o sistema financeiro nacional e corrupção.
O nome da operação faz alusão ao codinome de um dos investigados que era chamado pelos demais membros do grupo como ‘Amigo Alemão’.
___________________________________
RELACIONADAS
+ Sede da Precisa Medicamentos é alvo de Operação da Polícia Federal, em São Paulo
+ Polícia deflagra operação contra quadrilha de agiotagem
+ Operação Curimã desarticula grupo que mantinha garimpos ilegais no Maranhão
___________________________________
Ao todo, 19 mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Distrito Federal, Paraná e em São Paulo. Entre as medidas autorizadas pela Justiça, está o bloqueio de R$ 16.147.968,14 em bens dos investigados.
Segundo informações da investigação, os gestores recebiam dinheiro por indicar empresas para administrar os Fundos de Investimento.
Foram também criados quatro fundos. Neles, os ativos receberam preços diferentes de zero, quando deveriam ter sido avaliados a valor zero.
Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e corrupção passiva e ativa. As penas somadas chegam a 42 anos de reclusão.
____________________________
ACESSE TAMBÉM
As mais lidas do dia