O Ministério da Saúde (MS) deve suspender, em outubro, o tempo de intervalo entre a aplicação das vacinas contra a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e da gripe.

A medida foi discutida pela Comissão Técnica do órgão a fim de aumentar a adesão à Campanha Nacional de Imunização contra a gripe.

___________________________________

RELACIONADAS

Manaus terá 40 pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta segunda

Ministério da Saúde aprova 3ª dose da vacina contra a Covid-19 para profissionais de saúde

Amazonas recebe mais 84.950 doses de vacinas contra a Covid-19

___________________________________

Nesta segunda-feira, 27, o ministro-substituto da Saúde, Rodrigo Cruz, que está no comando da pasta enquanto o ministro Marcelo Queiroga cumpre quarentena nos Estados Unidos, explicou sobre a medida discutida.

“A Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (Cetai) apresentou um estudo mostrando que não há problema em lançar mão dessa estratégia [de intervalo entre as diferentes imunizações]”, explicou.

De acordo com Cruz, a expectativa é que uma nota técnica saia nos próximos dias, oficializando a alteração. Atualmente, a recomendação é de se esperar 14 dias entre cada aplicação.

“Por enquanto, será só com a vacina da gripe. O PNI [Programa Nacional de Imunização] está avaliando [outras possibilidades]. Essa recomendação foi feita para poder aproveitar que o cidadão vai tomar a sua segunda dose da vacina contra a covid, já está no posto de saúde e já toma também a dose da gripe”, afirmou.

“A gente observa que não houve um comportamento que vinha sendo praticado ao longo dos anos. Teve uma diminuição. O incentivo do ministério é que todos procurem os postos de saúde para que continuem a imunização nas campanhas regulares”, concluiu Cruz.

_________________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

EXCLUSIVO: telefonemas anônimos, divórcio e medo; viúva narra últimos dias do sargento Lucas Guimarães antes de ser morto na cafeteria, em Manaus

 

Inscrições para o concurso público da Manausprev estão abertas a partir desta segunda

 

Homem morre com rosto esmagado em acidente de moto, em Iranduba-AM

 

Bombeiros resgatam corpo de vítima de afogamento em flutuante na Zona Oeste de Manaus

 

Sine Manaus e AM ofertam 304 vagas de emprego para esta segunda-feira