Nesta quarta-feira, 6, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação SOS Jamanxim, de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia, especificamente na Flona do Jamanxim, unidade de conservação com área superior a 1,3 milhão de hectares, localizada no município de Novo Progresso, no Pará.
Cerca de 60 policiais federais cumprem quatro mandados de prisão temporária e 18 de busca e apreensão em três estados (Pará, Mato Grosso e Santa Catarina). Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal, no Pará.
______________________________________
RELACIONADAS
+ MPAM investiga desmatamento em área de preservação na Ponta Negra
+ MPAM investiga desmatamento de 5.000m² em área de assentamento, no Tarumanzinho
+ Áreas com registros de desmatamento e queimadas são fiscalizadas no Sul do Amazonas
_____________________________________
Segundo investigadores da PF, são utilizados dados de satélite de alta resolução do Programa Brasil Mais. As imagens indicam que os criminosos desmataram mais de 30 mil hectares de floresta, o equivalente a 30 mil campos de futebol.
Os laudos indicam que quase 16 mil hectares desmatados ficam dentro da unidade de conservação. De acordo com as investigações, desde sua criação, a Flona do Jamanxim acumula mais de 160 mil hectares de floresta devastada.
Considerado o mais danosa à natureza, o corte raso é o tipo de desmatamento praticado na área. É o que mais prejudicial, pois remove totalmente qualquer forma de cobertura vegetal, com o objetivo de plantar pasto e criar gado.
O modus operandi dos criminosos é sempre o mesmo: invadem terras públicas da União, fazem o corte seletivo da madeira economicamente viável e depois suprimem toda a vegetação, inclusive, com uso de fogo.
A Justiça determinou também o sequestro e bloqueio de bens dos investigados até o valor de mais de R$ 310 milhões, visando à reparação do dano ambiental, conforme valores quantificados em laudos periciais.
____________________________
ACESSE TAMBÉM:
As mais acessadas do dia
Sine Manaus e AM ofertam 150 vagas de emprego para esta quarta
Caminhão de cerveja tomba na Avenida Autaz Mirim e complica trânsito na manhã desta quarta
Beneficiários nascidos em abril podem sacar o auxílio emergencial nesta quarta-feira
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 35 milhões nesta quarta-feira