Ícone do site Portal Norte

ONG denuncia Bolsonaro no Tribunal de Haia por destruição da Amazônia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (Sem partido) foi denunciado nesta terça-feira, 12, por crimes contra a humanidade no Tribunal Penal de Haia, na Holanda. 

A denúncia foi feita por uma organização não governamental (ONG) intitulada “O planeta contra Bolsonaro”,  diz que ao levar adiante a sua política de destruição da Amazônia, Bolsonaro está influenciando a mudança climática em todo o mundo e agindo pela destruição da vida no planeta.

“Como o bioma da Amazônia é o pulmão do nosso planeta, a sua destruição afeta a todos nós”, declarou Johannes Wesemann, fundador da All Rise.

A denúncia têm 300 páginas, das quais 200 delas são de argumentos legais e cem outras com dados científicos, os autores insistem que não se trata de uma iniciativa política.

“Em nossa queixa, apresentamos evidências que mostram como as ações de Bolsonaro são diretamente conectadas aos impactos negativos das mudanças climáticas em todo o mundo”, explica, em entrevista à Rádio França Internacional (RFI).

__________________________

RELACIONADAS

+ Desmatamento na Amazônia cresceu 51% em 11 meses, diz Imazon

+ Desmatamento na Amazônia é o maior em 10 anos pelo terceiro mês consecutivo

+ Desmatamento reduz 12% no Amazonas, aponta Inpe

___________________________

Um levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), divulgado no dia 19 de junho, mostrou que a Amazônia perdeu em junho deste ano uma área de floresta de 926 km², território quase três vezes maior do que a cidade de Fortaleza.

De acordo com a pesquisa, o desmatamento acumulado nos últimos 11 meses, de agosto de 2020 até junho de 2021, chegou a 8.381 km². Isso significa um aumento 51% em relação ao período de agosto de 2019 a junho de 2020, que somou 5.533 km² de devastação.

Segundo  Johannes Wesemann “Crimes contra a natureza são crimes contra a humanidade. Jair Bolsonaro está alimentando a destruição em massa da Amazônia com os olhos bem abertos e pleno conhecimento das consequências”, finalizou. 

______________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Campanha Nota Fiscal amazonense sorteia prêmio de R$ 5 mil a R$ 20 mil nesta quinta-feira

 

Começa nesta terça-feira a 4ª edição do Festival Break The Floor, em Manaus

 

Amazonas recebe 92.430 doses de vacina contra Covid-19

 

Feriado em Manaus: Comércio no Centro e shoppings abre em horários diferentes

 

Daniel Silveira tem 22 dias para apresentar alegações finais

Sair da versão mobile