Tempestades de areia voltaram a aterrorizar moradores do interior de São Paulo nesta quinta-feira, 14. As regiões de Ribeirão Preto, Brodowski, Colômbia, Barretos, Batatais, São Joaquim da Barra, Pitangueiras, Pirassununga, Sertãozinho, Serrana e Jardinópolis testemunharam o fenômeno.
De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Franco Villela, as tempestades registradas na quinta são similares às que aconteceram no dia 26 de setembro, mas com um caráter mais esparso.
______________________________________
RELACIONADAS
+ Nova tempestade de poeira atinge interior de São Paulo
+ Tempestades de poeira são registradas em quatro estados brasileiros
+ VÍDEO: Nuvem gigante de poeira cobre cidades do interior de São Paulo
______________________________________
De acordo com especialistas, esse tipo de fenômeno é comum na primavera, e grandes tempestades se alastram pelo interior.
As rajadas de ventos são típicas da primavera, segundo o meteorologista, pois teve um período muito seco, e as chuvas estão começando a se reestabelecer.
Villela ressaltou que as queimadas foram as principais causas das tempestades de poeira e que junto à queimada, tem o gradeamento.
“Aliado a isso, têm ainda técnicas agrícolas do gradeamento, que é o arado. Então, esse solo, em grandes extensões de solo nu, quando faz calor e precede a chegada dessas tempestades, os ventos dessa tempestade levantam muita poeira mesmo. É poeira misturada com muito solo, então é efeito dessa técnica do gradeamento e também dos incêndios (ocorridos em agosto e setembro)”, afirmou.
Segundo o meteorologista, para o final de semana a previsão é de tempestade, mas para formar a tempestade de areia depende da condição do solo.
______________________________
ACESSE TAMBÉM
As mais acessadas do dia
Incêndio atinge fábrica de isopor em Manaus; veja vídeo
Em Manaus, incêndio atinge depósito de loja de refrigeração; veja vídeo
Mesmo com juros mais altos, mão de obra da construção civil no AM deve fechar 2021 com saldo de mais de 2 mil vagas, diz Sinduscon
Visa Manaus apreende mercadoria com suspeita de validade adulterada
Sine Manaus e AM divulgam 189 vagas de emprego para esta sexta-feira