Um estudo inédito divulgado nesta sexta-feira, 22, pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública revela dados sobre a violência letal e sexual contra crianças e adolescentes de até 19 anos no país. O estudo se baseia em boletins de ocorrência registrados nas 27 unidades da Federação.
O estudo aponta que entre 2016 e 2020, 35 mil crianças e adolescentes de 0 a 19 anos foram mortos de forma violenta, o que representa uma média de 7 mil por ano. Além disso, de 2017 a 2020, 180 mil sofreram violência sexual, uma média de 45 mil por ano.
Violência contra a criança
Em 2020, 213 crianças de até 9 anos de idade morreram de forma violenta. De 2016 a 2020, o número de mortes de crianças de até 4 anos de idade aumentou. O estudo revela que na maioria dos casos, essas crianças morreram dentro de casa, vítimas de alguém conhecido.
________________________
RELACIONADAS
+ Pai é preso por estuprar filha de 4 anos e filho de 1 ano e sete meses, em Manaus
+ VÍDEO: Homem de 50 anos é preso por estupro de vulnerável de sua enteada de 10 anos, em Manaus
__________________________
Violência sexual
A pesquisa revela que quanto mais velha a criança ou adolescente, menor a incidência da violência sexual contra ela, o que mostra que o estupro é um crime contra a infância. De 2017 a 2020, entre as vítimas de estupro de 0 a 19 anos, 81% tinham até 14 anos (145 mil casos). O que significa, em média, 6 mil estupros de meninas e meninos de até 14 anos por ano, cerca de cem por dia.
As meninas são a grande maioria das vítimas. Entre elas, o maior percentual de casos (47%) acontece na faixa de 10 a 14 anos de idade. Já entre os meninos, o estupro é um crime que acontece prioritariamente na infância, com 59% dos casos na faixa etária de até 9 anos.
O estudo aponta ainda que a violência sexual acontece majoritariamente dentro de casa, e o responsável pelo crime é uma pessoa conhecida da vítima.
______________________________
ACESSE TAMBÉM:
As mais acessadas do dia
Ataque em campo de refugiados em Bangladesh deixa sete pessoas mortas
PF realiza operação ‘Maleficent’ contra organizações criminosas no Acre