Nesta quarta-feira, 17, a Polícia Federal prendeu em flagrante o dono de um areal irregular que funcionava em Seropédica, próximo ao Rio Guandu, principal fonte de abastecimento de água do estado do Rio de Janeiro.
– Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp
– Compartilhe esta notícia no seu Telegram
Batizada de Operação Peneira, a operação conjunta criada para reprimir extração mineral clandestina na região contou com agentes da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (DELEMAPH) e da Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu.
Além do homem, foram apreendidos documentos, um caminhão e uma retroescavadeira. Também foram coletadas informações que poderão ajudar nas investigações contra outros envolvidos na atividade ilegal.
Segundo a PF, a região é conhecida por abrigar locais de retirada de areia sem autorização do poder público, que além de configurar crime de usurpação do patrimônio da União (subsolo) causa grave prejuízos ambientais, como a supressão da vegetação, o afugentamento de animais, a contaminação da água por combustíveis, óleos lubrificantes, substâncias revolvidas do próprio solo e alteração de lençóis freáticos.
A Operação Peneira foi batizada por referência a separação entre atividades autorizadas e clandestinas.
______________________________
ACESSE TAMBÉM:
As mais acessadas do dia:
No AM, Rio Preto da Eva flexibiliza uso de máscaras em ambientes abertos
Vídeo: Ex-presidiário é morto a tiros dentro de um bar na Zona Leste de Manaus