Ícone do site Portal Norte

Alegando abandono, indígenas Yanomami exigem criação de subdistrito de saúde em Roraima

Os indígenas Yanomami dos Estados de Roraima e Amazonas estão a quatro dias discutindo estratégias para sobrevivência de sua população diante do contexto de abusos, negligência e abandono das políticas do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASI). 

– Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp

– Compartilhe esta notícia no seu Telegram

A 31ª Reunião Ordinária do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuana (CONDISI/YY) acontece desde a última sexta-feira ,26, e se encerra nesta segunda-feira, 29, no Centro de Convenções Elim, no bairro Paraviana em Roraima (RR).

Representante dos Yanomami do Amazonas, o professor Otávio Ironasteri, apresentou a realidade vivenciada pelas 22 comunidades do Rio Marauiá, localizadas no município de Santa Isabel do Rio Negro (AM). 

“Estamos abandonados com falta de medicamentos, de médicos. Tem comunidade que desde antes da Covid espera por um dentista. Nossas crianças estão morrendo sem direito a assistência”, afirmou. 

Otávio pede ainda que seja criado um subdistrito de Saúde no Estado, vinculado à base, que é em Roraima. 

 _____________________________

RELACIONADAS

No AM, MPF exige de órgãos nacionais ações de melhorias no serviço de saúde na Terra Indígena Yanomami

FVS-RCP realiza investigação de casos de malária em aldeias Yanomami

+Canoa de crianças da Terra Yanomami é afundada por Garimpeiros

_________________________________

Custo Alto 

Já para o coordenador geral da Associação Serviço e Cooperação com o Povo Yanomami (Secoya), o indigenista Silvio Cavuscens, hoje há um custo altíssimo para manejar servidores, remédios e equipamentos, via aérea, para o atendimento dos Yanomami no Amazonas. 

“Esse serviço não consegue atender nosso povo a contento por conta da má gestão logística e administrativa.”, explica.  

Ele entregou aos conselheiros e ao CONDISI YY um documento contendo os relatos dos problemas relacionados ao atendimento de saúde feito pelo Governo Federal na região.

O documento é fruto da ação indigenista Secoya desenvolvida no segundo semestre de 2021 dentro da área Yanomami no Amazonas, que representa 42% de todo o território e quase 33% de sua população, a maioria falante da língua Xamatari. 

Saiba mais 

Entre os assuntos que estão sendo abordados na reunião ordinária em Boa Vista (RR) estão ainda a aprovação do Regimento Interno do conselho, reformulação de Portaria dos Conselheiros de Saúde Indígena, situação atual do Distrito Yanomami e Condisi/YY e prestação de contas do Distrito Yanomami.

______________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Começam nesta segunda-feira as inscrições para cursos gratuitos no Senai

 

VÍDEO: torcedor é assassinado em bar do bairro Grande Vitória durante transmissão do jogo entre Flamengo e Palmeiras, em Manaus

 

VÍDEO: atiradores invadem casa e matam homem na Zona Norte de Manaus

 

Luzes, cores, fogos e emoção marcam o lançamento da decoração de Natal no Largo São Sebastião, em Manaus

 

PIX: saque e troco estão disponíveis a partir desta segunda-feira

 

Sair da versão mobile