Ícone do site Portal Norte

O que se sabe sobre a Ômicron; quinta variante da SARS-CoV-2

As primeiras observações da variante ômicron indicam que ela se espalha mais facilmente do que o vírus Sars-CoV-2 originário e do que variantes como a Delta.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Até o momento, no Brasil foram confirmados seis casos, sendo três em São Paulo, dois no Distrito Federal e um no Rio Grande do Sul. De acordo com o Ministério da Saúde, um caso caso está sendo investigado em São Paulo.  Todos os infectados são considerados casos importados, vindo de localidades onde a variante já tem circulação. 

Ainda são necessários mais dados para saber se as infecções pela variante causam doenças mais graves ou mais mortes do que a infecção por outras variantes. Também não se sabe ainda se haverá reinfecções e infecções emergentes em pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19.

Acredita-se que as doses atuais de vacina devem proteger contra doenças graves, hospitalizações e mortes mesmo em casos de infecção pela Ômicron.

________________________________________

RELACIONADAS

+ Variante ômicron chega a 57 países; esta já é a quinta variante da SARS-CoV-2

+ ‘Três doses da vacina neutralizam ômicron’, afirmam Pfizer e BioNTech

+ Pelo menos 13 pessoas foram infectadas pela ômicron após participarem de festas de Natal na Noruega

___________________________________________

A agência informou que cientistas estão trabalhando para determinar o quão bem os tratamentos existentes para covid-19 funcionam em casos de infecção pela variante. A princípio, segundo a Anvisa, alguns tratamentos provavelmente permanecerão eficazes, enquanto outros podem ser menos eficazes.

A Anvisa continua a recomendar o uso da máscara, independentemente do estado de vacinação da pessoa. Até que se saiba mais sobre o risco da Ômicron, é importante, segundo a agência, usar todas as ferramentas disponíveis para proteger a população.

Para a Anvisa é importante que se tenha tranquilidade e que se utilize todas as ferramentas disponíveis para a proteção individual e coletiva. 

_________________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile