Nesta sexta-feira, 10, a prefeitura de Porto Alegre confirmou o primeiro caso da variante ômicron da capital gaúcha. O paciente chegou dos Estados Unidos e recebeu uma dose da vacina da Moderna, não tendo completado, portanto, o ciclo vacinal.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Após passar por atendimento médico, o infectado realizou teste do tipo RT-PCR, de covid. A análise genômica da amostra com resultado positivo para a doença foi realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre foi notificada à tarde sobre a identificação da Ômicron. O caso e as pessoas com quem teve contato estão sendo monitorado pela Diretoria de Vigilância em Saúde da pasta.

No Brasil, é o sétimo caso confirmado de uma pessoa infectada com a nova cepa da Covid-19: três em São Paulo, dois no Distrito Federal e dois no Rio Grande do Sul.

A ômicron (B.1.1.529) foi classificada como “preocupante” pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e ganhou um novo nome: Ômicron. A OMS resolveu nomear as novas cepas do Sars-cov-2 com letras do alfabeto grego. Ômicron é a 15ª letra. 

_________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

 image

 

image

 

image

 

image

 

image