O ex-ministro da Fazenda no governo Lula, Antônio Palocci, recebeu nesta quinta-feira, 23, os benefícios da Justiça Federal do Paraná de ter sua condenação anulada e tornozeleira eletrônica retirada. 

– Envie esta notícia pelo Whatsapp

– Envie esta notícia pelo Telegram

Palocci estava preso após uma investigação da Polícia Federal que, por meio da Operação Lava Jato, deflagrou no Brasil um esquema de crimes de corrupção ativa e passiva, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, organização criminosa, obstrução da justiça, operação fraudulenta de câmbio e recebimento de vantagem indevida. 

A operação iniciou em 17 de março de 2014 e finalizou no dia 1º de fevereiro de 2021 e cumpriu mais de mil mandados de busca e apreensão, de prisão temporária, de prisão preventiva e de condução coercitiva, visando apurar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou bilhões de reais em propina.

O ex-ministro deve devolver a tornozeleira, presencialmente ou pelos Correios, em até cinco dias úteis.

______________________________

RELACIONADAS

Ex-coordenador da força-tarefa da operação Lava Jato, Deltan, se filia ao Podemos

Lava Jato: STF arquiva inquérito contra senador Eduardo Braga sobre pagamentos da J&F

STJ anula condenações de 13 réus da Lava Jato

______________________________

A prisão 

O ex-ministro Antonio Palocci foi preso em 2016, após a 35ª fase da operação, e foi condenado em junho de 2017 por corrupção e lavagem de dinheiro.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) reduziu a pena de 12 anos e 2 meses, da primeira instância, para 9 anos e 10 dias. Em agosto de 2019, o ex-ministro passou para o regime aberto com a utilização de tornozeleira eletrônica.

____________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image